Limpeza de pele: tipos, importância e prevenção do envelhecimento

Hello, Babies!!

Vocês sabem a importância de fazer limpeza de pele? Que existem procedimentos capazes de reduzir até os sinais da idade? E que há limpeza para peles secas ou ressecadas?

Pois é! Essas e outras perguntas eu vou responder pra vocês neste post.

Não sou da área de saúde, mas o fato de ter a pele do rosto bastante oleosa e a do corpo tendente a seca (uma loucura!), sempre me fez buscar técnicas para melhorar o aspecto desagradável de cada uma dessas partes da minha pele. Por isso, desde adolescente sou acompanhada por uma dermatologista, que me indica os melhores tratamentos para tratar esses problemas indesejáveis e, depois que passei dos 20, também comecei a contar com uma esteticista que, periodicamente, faz a limpeza da pele do meu rosto. Dessa forma, consigo reduzir a oleosidade e, dependendo do tipo de limpeza que ela faça, ainda atenuo os sinais da idade e linhas de expressão (bye, bye, rugas!).

2017-20-1-15-34-04

Análise da pele

Os cuidados diários com a pele do rosto eu já contei pra vocês nesse post aqui. Mas, além da minha rotina de beleza, eu também lanço mão, a cada 30 ou 40 dias, de uma limpeza de pele mais profunda, para manter a cútis sempre limpa e com aspecto mais jovem.

Higienização, amolecimento e dilatação dos poros, extração de cravos/ comedões e máscara calmante, esses são os passos mais comuns das limpezas purificantes. O que pouca gente sabe é que não existe só esse tipo de limpeza de pele, ou seja, aquela que remove cravos e impurezas dos poros e que, geralmente, a gente acaba com o rosto um pouco avermelhado, depois de uma extração de comedões (cravos) pra lá de dolorosa (e, algumas vezes, até violenta!).

Este slideshow necessita de JavaScript.

Algumas vezes, a limpeza é sucedida por um peeling químico ou físico (de cristal ou de diamante), sendo o primeiro indicado para peles com acne e manchas, em que são utilizados ácidos, e o segundo, para quem tem manchas ou a pele muito grossa, pois ajuda a remover as células mortas e afinar a textura da cútis.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A esteticista que tem cuidado da minha pele, Elisa Ximenes¹ (@elisa_ximenes), foi quem me “apresentou” à limpeza revitalizante ou de revitalização. É uma técnica que utiliza, além de produtos tradicionais de higienização, outros com agentes anti-envelhecimento. Nos casos de peles maduras ou com aspecto bastante cansado, pode ser utilizado um equipamento que emite estímulos elétricos, capazes de impulsionar as fibras musculares a produzirem mais colágeno, melhorando o tônus e a elasticidade.

Existe, também, a limpeza hidratante, que é recomendada para quem tem pele seca ou que esteja passando por um processo de descamação. Nesse caso, após a higienização, são usados produtos de hidratação para melhorar o aspecto ressecado da pele. Não é indicada para quem tem peles mistas ou oleosas.

Independente do tipo de limpeza de pele, é importante fazê-la periodicamente, de preferência a cada 30 – 40 dias, variando conforme o seu tipo de pele e necessidade.

É imprescindível usar protetor solar após a finalização de qualquer tipo de limpeza, com o mínimo FPS30 e consistência não oleosa/ comedogênica (que não forma comedões/ cravos), para não obstruir os poros.

Evite a exposição solar nas 48 horas que antecedem e sucedem a limpeza de pele, principalmente se fizer peeling químico, devido ao uso de ácidos.

Muito importante: As recomendações para o meu tipo de pele podem não funcionar para o seu caso. Consulte sempre um profissional de sua confiança para saber os procedimentos indicados pra você!  #ficadica

Espero que tenham gostado! Contem-me que procedimentos desses vocês já fizeram!

Beijos, Lindos e Lindas! ❤


¹ A Elisa Ximenes é esteticista e biomédica pela Universidade Federal de Pernambuco. Ela atende no consultório situado na Rua Eugênio de Lima, 143, Boa Viagem ou em domicílio (Recife-PE e RMR). Uma praticidade incrível pra quem não tem tempo de se cuidar, mas quer manter a saúde do corpo e do rosto em dia! Super indico!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s